Gestão da Inadimplência

Técnicas de cobrança e negociação de dívidas - Único curso com atualização mensal

Dorival Machado

Especialista em cobrança, atendimento

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Público alvo

Pessoas que trabalham com cobrança e negociação de dívidas dos segmentos do comércio, indústria e serviços de pequenas, médias e grandes empresas.

Objetivo

Este curso online tem como proposta apresentar conceitos, práticas, técnicas e sugestões para que haja uma efetiva melhoria no desempenho e alcance de índices elevados de recuperação de créditos.

Por que participar?

A realidade atual não pode ser ignorada: com índices de endividamento em alta, o cenário financeiro brasileiro é desafiador. Os inadimplentes de hoje, pessoas físicas ou jurídicas, estão mais informados e preparados para negociar suas dívidas. Eles não se surpreendem mais com notificações, ligações ou tentativas de contato.
Mas a verdadeira questão é: sua empresa está preparada para lidar com essa nova realidade?
Infelizmente, muitas empresas não possuem políticas de cobrança adequadas ao seu posicionamento ou ao momento que estamos vivendo. E, para piorar, sistemas ineficazes e cobradores despreparados acabam tornando os processos mais caros e menos eficientes.

Transforme a sua abordagem de cobrança com conhecimento prático e eficaz!

O curso, ministrado pelo prof. Dorival Machado, é a chave para revolucionar suas estratégias de cobrança. Com mais de 30 anos de experiência e centenas de cursos, palestras, mentorias e consultorias realizadas em todo o Brasil, Dorival traz um conteúdo fundamentado na prática e enriquecido por exemplos reais.
Não perca esta chance de elevar o nível da sua equipe de cobrança e garantir resultados sólidos para sua empresa. Com este curso, você estará à frente, preparado para enfrentar os desafios do mercado com estratégias comprovadas e altamente eficazes.

  • Contextualizando a inadimplência
  • Conceito de Inadimplência
  • Atraso ou inadimplência: que diferença isso faz?
  • 10 dificuldades na cobrança de pessoa física e sugestões
  • 11 dificuldades na cobrança de pessoa jurídica e sugestões
  • 9 distorções internas que atrapalham os índices e sua empresa precisa ficar atenta a eles
  • Causas da inadimplência pessoa física
  • Causas da inadimplência na pessoa jurídica
  • A quantas anda o relacionamento entre setores de crédito e cobrança: 7 dicas para azeitar?
  • 16 pressupostos para que sua empresa, de fato, reduza a inadimplência
38 minutos

  • Lei do inquilinato – 8245/91
  • Mensalidades escolares – 9870/99 artigos 6 e 5
  • Planos de saúde – 9656/98
  • Lei de falências – 11101/2005
  • Novo código civil – 13105/2015
  • Lei Estadual SP – 15659/15
  • Lei 8078/1990 – CDC

  • Atualização de cadastro: busca da adesão de outros setores que também falam com os clientes. Na impossibilidade, quais medidas impositivas podem ser tomadas?
  • Concessão de crédito: o que diz a Serasa sobre isso
  • Visitas pessoais: feitas pela área financeira, não pela comercial
  • Relação crédito e cobrança: o que pode ser feito para “azeitar as relações”
  • Ações de incentivo a adimplência: diversas ações que podem (e devem) ser tomadas
  • Cobrança antecipada: “cobrar mesmo até antes de vencer”

  • Ponto de ruptura: o que é e em que isso implica?
  • Posicionamento: 4 possíveis e qual sua empresa deve adoptar?
  • Conceito de política de cobrança
  • Por que ela é importante?
  • Quando a política não é adequada o que acontece?
  • Por que ela tem que ser personalizada?
  • 29 Perguntas que você deve responder para criar ou adequar sua politica de cobrança

  • Eu preciso de um sistema de cobrança?
  • Minha empresa já tem um sistema de gestão. Preciso de mais um?
  • Quais são os pré-requisitos para que o sistema seja produtivo na cobrança?

  • Quais são e em que momento são indicados?
  • Cartas: ainda são usadas – orientações
  • Notificação extrajudicial: modalidades e possibilidades de uso
  • Cobrança por e-mail: dicas na utilização, empresas, pessoas físicas, comunicação adequada
  • Telefone como recurso: estratégias, critérios, indicadores
  • SMS: sugestões e exemplos
  • WhatsApp: dicas na utilização
  • Empresas de cobrança: Quando usar? Como contratar? Preocupações importantes, vantagens e desvantagens
  • Vistas feitas pela área financeira: em que momentos? Vantagens, custos
  • Metas na área de cobrança: premiação pelo alcance de metas – como operacionalizar

  • Cobrar inadimplentes é uma ciência: processo de cobrança cada vez mais inteligente
  • Cobrador é cada vez mais exigido: cobrador x coveiro, cobrador x tanatopraxista, o que é mais fácil?
  • 29 competências para você se autoavaliar e encontrar lacunas
  • Planilha para você elaborar um plano de ação para se tornar um profissional extraordinário

  • Preparo, Planejamento, Início, Durante e Finalização
  • 13 perguntas para você se fazer antes de iniciar uma cobrança e obter melhores resultados
  • Caso prático, cobrança de financiamento, o impacto de um mau planejamento e suas consequências
  • Passo a passo como iniciar uma cobrança e não correr riscos
  • 20 poderosas dicas para você usar durante o processo de cobrança

  • O ocasional (de vez em quando), o recorrente (o de novo), o enrolado (ou enrolador), o nervoso (ator), o azarão, queixoso, lamuriento (só coisa ruim) e o negociador
  • Para cada perfil, valiosos alertas de como conduzir um diálogo favorável ao fechamento
  • Quais são suas características
  • Como lidar com eles de maneira efetiva e produtiva

  • Negociar sem competir
  • Leão da montanha: quebre o estado de pressão, como fazer
  • Tire a emoção – foco no racional – frieza pode ajudar
  • Contato personalizado: cada negociação é única
  • Técnica do salame: fatia por fatia
  • Tempo é dinheiro – o máximo no menor tempo
  • Gritos e palavrões – fique frio
  • Porta voz da empresa- você é CNPJ, não CPF
  • Cuidado para não enfraquecer seus argumentos
  • Não enfraqueça seus argumentos
  • Valorizar o relacionamento: principalmente para o ocasional
  • Pagamento modelo Jack: por partes
  • Se precisar ser assertivo, seja, com educação e respeito
  • Caso não haja interesse...
  • 3 Poderosos atalhos para encurtar o caminho para um acordo
  • Realçando vantagens e desvantagens
  • Destacando o ganha-ganha
  • Formulando hipóteses
  • Encerrando o contato de cobrança
  • 4 aspectos para concluir com chave de ouro
  • ...para finalizar
  • 3 perguntas imprescindíveis antes de terminar

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Após a confirmação do pagamento, você receberá automaticamente um e-mail com seus dados de acesso à plataforma da Hotmart. O acesso é simples e você pode assistir às aulas pelo computador, tablet ou celular.
Você terá acesso ao curso por 12 meses a partir da data da compra, podendo assistir às aulas quantas vezes quiser durante esse período.
Sim! O curso é totalmente gravado para que você possa assistir quando e onde quiser, no seu ritmo e conforme sua disponibilidade.
Sim! Além das aulas em vídeo, você terá acesso a PDFs com apresentações, links para vídeos complementares, ferramentas práticas e questionários para mapear seu aprendizado.
Sim! Ao completar todas as aulas e atividades, você poderá emitir seu certificado de conclusão diretamente pela plataforma.
Não! O curso foi desenvolvido para atender tanto iniciantes quanto profissionais que desejam aprimorar suas habilidades em cobrança e negociação de dívidas.
Você pode enviar suas perguntas diretamente pela plataforma da Hotmart. Também disponibilizamos canais de contato para suporte e orientações adicionais, atendimento@gestaodainadimplencia.com.br ou WhatsApp (11) 94364- 9012

Caso a sua pergunta não esteja aqui, visite a central de ajuda ou entre em contato conosco.

Estamos prontos para ajudar!

Dorival Machado

Prof. Dorival Machado

CEO da DMC3 Consultoria

Com quem você vai aprender?

Dorival Machado é especialista na área de cobrança e negociação de dívidas há mais de três décadas. Formado em Comunicação Social, possui pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ter participado de cursos internacionais em Negócios e Liderança. Autor de publicações relevantes no setor, como "Redução da Inadimplência no Setor da Educação" e "Em busca da Inadimplência Zero", Machado tem auxiliado empresas nacionais e multinacionais com consultorias, treinamentos e mentorias no desenvolvimento de práticas de cobrança e gestão da inadimplência.

Além disso, é o responsável pela coordenação e apresentação do Seminário Internacional "Melhores Práticas do Modelo Disney", que acontece nos EUA e se concentra na excelência do atendimento, inovação e gestão.