Técnicas de cobrança e negociação de dívidas - Único curso com atualização mensal
Público alvo
Pessoas que trabalham com cobrança e negociação de dívidas dos segmentos do comércio, indústria e serviços de pequenas, médias e grandes empresas.
Objetivo
Este curso online tem como proposta apresentar conceitos, práticas, técnicas e sugestões para que haja uma efetiva melhoria no desempenho e alcance de índices elevados de recuperação de créditos.
Por que participar?
Transforme a sua abordagem de cobrança com conhecimento prático e eficaz!
Aula 01:Panorama, conceito, atraso, inadimplência, crédito x cobrança - 38 minutos
- Contextualizando a inadimplência
- Conceito de Inadimplência
- Atraso ou inadimplência: que diferença isso faz?
- 10 dificuldades na cobrança de pessoa física e sugestões
- 11 dificuldades na cobrança de pessoa jurídica e sugestões
- 9 distorções internas que atrapalham os índices e sua empresa precisa ficar atenta a eles
- Causas da inadimplência pessoa física
- Causas da inadimplência na pessoa jurídica
- A quantas anda o relacionamento entre setores de crédito e cobrança: 7 dicas para azeitar?
- 16 pressupostos para que sua empresa, de fato, reduza a inadimplência
Aula 02:Como a legislação impacta a cobrança de dívidas - 38 minutos
- Lei do inquilinato – 8245/91
- Mensalidades escolares – 9870/99 artigos 6 e 5
- Planos de saúde – 9656/98
- Lei de falências – 11101/2005
- Novo código civil – 13105/2015
- Lei Estadual SP – 15659/15
- Lei 8078/1990 – CDC
Aula 03:Medidas preventivas - 17 minutos
- Atualização de cadastro: busca da adesão de outros setores que também falam com os clientes. Na impossibilidade, quais medidas impositivas podem ser tomadas?
- Concessão de crédito: o que diz a Serasa sobre isso
- Visitas pessoais: feitas pela área financeira, não pela comercial
- Relação crédito e cobrança: o que pode ser feito para “azeitar as relações”
- Ações de incentivo a adimplência: diversas ações que podem (e devem) ser tomadas
- Cobrança antecipada: “cobrar mesmo até antes de vencer”
Aula 04:Medidas corretivas – Política de Cobrança - 23 minutos
- Ponto de ruptura: o que é e em que isso implica?
- Posicionamento: 4 possíveis e qual sua empresa deve adoptar?
- Conceito de política de cobrança
- Por que ela é importante?
- Quando a política não é adequada o que acontece?
- Por que ela tem que ser personalizada?
- 29 Perguntas que você deve responder para criar ou adequar sua politica de cobrança
Aula 05:Sistema para dar efetividade a atividade de cobrança - 12 minutos
- Eu preciso de um sistema de cobrança?
- Minha empresa já tem um sistema de gestão. Preciso de mais um?
- Quais são os pré-requisitos para que o sistema seja produtivo na cobrança?
Aula 06:Mecanismos de pressão na cobrança de dívidas - 12 minutos
- Quais são e em que momento são indicados?
- Cartas: ainda são usadas – orientações
- Notificação extrajudicial: modalidades e possibilidades de uso
- Cobrança por e-mail: dicas na utilização, empresas, pessoas físicas, comunicação adequada
- Telefone como recurso: estratégias, critérios, indicadores
- SMS: sugestões e exemplos
- WhatsApp: dicas na utilização
- Empresas de cobrança: Quando usar? Como contratar? Preocupações importantes, vantagens e desvantagens
- Vistas feitas pela área financeira: em que momentos? Vantagens, custos
- Metas na área de cobrança: premiação pelo alcance de metas – como operacionalizar
Aula 07:Perfil de competência do cobrador na atualidade - 26 minutos
- Cobrar inadimplentes é uma ciência: processo de cobrança cada vez mais inteligente
- Cobrador é cada vez mais exigido: cobrador x coveiro, cobrador x tanatopraxista, o que é mais fácil?
- 29 competências para você se autoavaliar e encontrar lacunas
- Planilha para você elaborar um plano de ação para se tornar um profissional extraordinário
Aula 08:Fragmentação do ato de cobrar - 35 minutos
- Preparo, Planejamento, Início, Durante e Finalização
- 13 perguntas para você se fazer antes de iniciar uma cobrança e obter melhores resultados
- Caso prático, cobrança de financiamento, o impacto de um mau planejamento e suas consequências
- Passo a passo como iniciar uma cobrança e não correr riscos
- 20 poderosas dicas para você usar durante o processo de cobrança
Aula 09:Tipos de Inadimplentes e como cobrá-los - 25 minutos
- O ocasional (de vez em quando), o recorrente (o de novo), o enrolado (ou enrolador), o nervoso (ator), o azarão, queixoso, lamuriento (só coisa ruim) e o negociador
- Para cada perfil, valiosos alertas de como conduzir um diálogo favorável ao fechamento
- Quais são suas características
- Como lidar com eles de maneira efetiva e produtiva
Aula 10:Técnicas e dicas de negociação - 25 minutos
- Negociar sem competir
- Leão da montanha: quebre o estado de pressão, como fazer
- Tire a emoção – foco no racional – frieza pode ajudar
- Contato personalizado: cada negociação é única
- Técnica do salame: fatia por fatia
- Tempo é dinheiro – o máximo no menor tempo
- Gritos e palavrões – fique frio
- Porta voz da empresa- você é CNPJ, não CPF
- Cuidado para não enfraquecer seus argumentos
- Não enfraqueça seus argumentos
- Valorizar o relacionamento: principalmente para o ocasional
- Pagamento modelo Jack: por partes
- Se precisar ser assertivo, seja, com educação e respeito
- Caso não haja interesse...
- 3 Poderosos atalhos para encurtar o caminho para um acordo
- Realçando vantagens e desvantagens
- Destacando o ganha-ganha
- Formulando hipóteses
- Encerrando o contato de cobrança
- 4 aspectos para concluir com chave de ouro
- ...para finalizar
- 3 perguntas imprescindíveis antes de terminar
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Prof. Dorival Machado
CEO da DMC3 Consultoria
Com quem você vai aprender?
Dorival Machado é especialista na área de cobrança e negociação de dívidas há mais de três décadas. Formado em Comunicação Social, possui pós-graduações em Marketing, Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de ter participado de cursos internacionais em Negócios e Liderança. Autor de publicações relevantes no setor, como "Redução da Inadimplência no Setor da Educação" e "Em busca da Inadimplência Zero", Machado tem auxiliado empresas nacionais e multinacionais com consultorias, treinamentos e mentorias no desenvolvimento de práticas de cobrança e gestão da inadimplência.
Além disso, é o responsável pela coordenação e apresentação do Seminário Internacional "Melhores Práticas do Modelo Disney", que acontece nos EUA e se concentra na excelência do atendimento, inovação e gestão.